O vereador Henrique Alves anunciou apoio à criação de uma comissão do cooperativismo na Câmara Municipal de Goiânia. Integrante da Mesa Diretora e da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), ele destacou que as cooperativas merecem maior representatividade por atuarem em diversos setores econômicos. “Reconheço a importância das cooperativas para Goiânia”, afirmou. Ele fez a declaração nesta segunda-feira (31), durante reunião no Sistema OCB/GO, com a presença do presidente da entidade, Luís Alberto Pereira, e representantes de cooperativas habitacionais e de transporte.
Além da comissão, o parlamentar defendeu a inclusão do cooperativismo no currículo das escolas municipais. “A intenção é abordar o tema de forma transversal, em todos os componentes curriculares. Assim, os estudantes terão contato com o cooperativismo desde cedo e, no futuro, poderão fazer parte do modelo”, explicou.
Henrique Alves tem histórico de atuação pró-cooperativismo. Na legislatura passada, ele foi um dos autores da proposta de criação da Frencoop na Câmara. “Sempre tive proximidade com o setor produtivo e agora com as cooperativas”, disse.
Cooperativas habitacionais
Leandro Borges, presidente da Cooperhouse, e Luciano Caldas, da Cooperacinco, participaram da reunião. Atualmente, o setor habitacional cooperativista emprega 1,5 mil pessoas em Goiânia, mas sua atuação tem sido questionada por incorporadoras.
Os representantes destacaram o impacto positivo de seus empreendimentos na cidade e solicitaram apoio do vereador. “Precisamos de fortalecimento político para continuar trabalhando, mantendo as cooperativas no mercado, entregando produtos de alto padrão e gerando empregos”, afirmou Leandro Borges.
Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, ressaltou que as cooperativas habitacionais registradas passam por avaliações rigorosas para cumprir a legislação. “Estes quatro grupos em Goiânia receberam o Selo de Conformidade, que atesta sua regularidade”, explicou.
Apoio institucional
Adilson Lelis, presidente da cooperativa de transporte Cooperteg, elogiou a iniciativa da OCB/GO de aproximar vereadores e cooperativas. “Precisamos desse apoio para nos relacionar com o Legislativo”, disse.
Também estiveram presentes o diretor-executivo do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE), Arthur Toledo; o diretor-geral da OCB/GO, Victor Rios; a consultora de Relações Governamentais, Andréa Vecci; o coordenador de Desenvolvimento de Cooperativas, Carlos Matos e a analista de relações institucionais, Ana Carolina Borges.